O Sesc de São Paulo promove a partir de hoje o projeto Arquite-Tô, que convida o público a imaginar como as artes e a arquitetura podem articular conhecimentos e formas mais democráticas de construir, habitar e fruir.
O projeto acontece na unidade Pinheiros do Sesc e sua programação inclui palestras, apresentações teatrais, oficinas, projeção de filmes e outras atividades que, de alguma forma, dialogam com a arquitetura e a cidade.
Veja, a seguir, a programação completa:
entre ladeiras
08/05 - 20h às 21h - Sesc Pinheiros.
Um grupo de cinco bailarinos performers se instala pouco a pouco no espaço, criando a performance por meio da relação de seus corpos com a arquitetura, a paisagem, as perspectivas e com os fluxos de movimento dos usuários e habitantes desse lugar. Da invisibilidade à visibilidade, uma constelação de corpos se configura percorrendo, permanecendo, sinalizando e preenchendo este espaço. Camadas visíveis e invisíveis do lugar são convocadas, a partir dessa interação, revelando caminhos e contingências dos movimentos do corpo, dos gestos, do duradouro e do efêmero. Através da percepção sensível e da interação do corpo com o espaço, o grupo "embala" o lugar, construindo, in situ, uma teia tridimensional a partir de fitas adesivas transparentes. Um dispositivo cinético é, assim, criado, convidando o público a uma sensação corporal desta espacialidade, rastros e memórias.
Poema Suspenso Para Uma Cidade Em Queda
08/05 a 09/05 - Diversos Horários - Teatro Paulo Autran
Uma pessoa cai do topo de um prédio e não chega ao chão. Os anos passam e este corpo não consuma a queda. A partir daí, a vida das pessoas nos apartamentos fica presa numa espécie de buraco negro pessoal, onde cada um vive uma experiência que não finaliza, que gira em círculos, não se desenvolve e não olha para seu entorno. Cada personagem fica preso em sua metáfora, ignorando o conjunto à sua volta. Trata-se de uma fábula contemporânea sobre a sensação de suspensão e paralisia geral do mundo contemporâneo. Através do excesso de possibilidades, de informações e uma abertura de infinitos caminhos a percorrer em um segundo, o homem para diante de tudo e começa a traçar um caminho circular dentro de seu reduto que, muitas vezes, ilude a vida, mas, na verdade, é puro preenchimento de espaço.
Habitar a cidade com Mono-blocos
08/05 a 11/05 - Diversos Horários - Largo da Batata
Habitar a Cidade com Mono-blocos consiste numa residência com 20 praticantes de dança em geral, principalmente envolvidos com propostas vinculadas a Dança Contemporânea, performers com formação em Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais e Marciais, além de público em geral interessado nas informações propostas que vinculem o corpo a cena. Após 12 horas de residência, eles serão convidados a participar da performance de Mono-blocos com outros 04 membros da formação original. O programa é desenvolvido em espaços fechados (salas, ginásios) e espaços públicos (praças, ruas, becos, vielas, etc). A performance ocorre em espaços públicos. Os projetos de Vanilton Lakka apresentados com freqüência no Brasil e em mais de 16 países da America Latina, Europa e África demonstram a continuidade de um trabalho que também visa interferir no que já está estabelecido. Monoblocos é a ultima criação de Vanilton Lakka juntamente com artistas colaboradores. Com caráter de intervenção, se propõe a pensar a relação corpo/cidade e mescla experiência acadêmica e artística, abordando questões trabalhadas em experiências formativas (oficinas, residências e workshops) e artísticas (coreografias, intervenções e performances). Nesta edição, a residência conterá movimentos denominados princípios técnicos corporais compostos por técnicas de solo, suspensão e lançamento. Estes movimentos organizados em forma de jogos compõem a apresentação da obra Mono-blocos. Ao final do processo, haverá uma performance Mono-blocos com equipe mista no Largo da Batata.
Arquitetura, Utopia e Revolução: Revisitando os Anos 60
08/05 a 22/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
O curso teórico pretende revisitar, no caminho orientado pelo pensamento revolucionário, experiências no campo da arquitetura e do urbanismo que aspiraram à transformação da totalidade do cotidiano, bem como seus desdobramentos. Poderíamos chamá-las de "utopias"?
Picos do Jaraguá
08/05 a 05/08 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Fixação com cola de 600 trenas, uma ao lado da outra, no topo do muro do Sesc Pinheiros. O desenho do painel com a silhueta do Pico do Jaraguá, marco geográfico de São Paulo, será formado pela diferente extensão das trenas. O pico é o principal simbolismo para o conceito do trabalho, não apenas pela topografia acentuada e mais representativa da cidade, assim como pela provocação da questão da verticalização em São Paulo em diálogo/contraponto com a geografia natural do espaço.
Arquiteturas e Cinema - Exibição e bate-papo
09/05 - 19h30 às 22h - Sesc Pinheiros
Exibição do filme Playtime, do diretor Jacques Tati, com bate-papo sobre a história, o momento e o futuro da arquitetura e do urbanismo, com o arquiteto Marcio Kogan.
Ateliê Aberto de Estruturas Móveis
10/05 a 24/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Ateliê aberto de técnicas mistas explorando diversos tipos de materiais, ferramentas e linguagens na construção de trabalhos e estruturas diversas.
Casinhas feitas com barro
12/05 a 20/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Miniaturas feitas com a técnica de construção natural conhecida como COB - cuja tradução significa "massaroca" - composta por argila, areia, fibras e água - aliada com outros materiais encontrados na natureza, como pedras, madeiras, conchas, cipós etc. Cada família criará sua casinha de acordo com a imaginação e criatividade próprias, após sensibilização e apresentação da técnica.
Introdução à fotografia arquitetônica com passeio
12/05 a 16/06 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Uma conversa sobre arquitetura, fotografia e como olhamos para nossa cidade. Um passeio para perceber nosso entorno construído através da forma como captamos imagens. E a oportunidade de desvendar os arredores do Sesc Pinheiros desenvolvendo a técnica fotográfica. É possível que o participante traga o equipamento que se sentir mais a vontade para fotografar, seja câmera ou smartphone.
Via Sesc SP.
Título
Arquite-TôTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
08 de Maio de 2018 06:00 PMAté
16 de Junho de 2018 06:00 PMEndereço